terça-feira, agosto 09, 2005

Malvinas II

Ainda sobre a guerra das Malvinas e a operação dos Exocet há pequenas histórias que não passam de pura invenção e de propaganda de guerra.

Na última missão dos Super Étendard, a 30 de Maio de 82, os dois aviões foram apoiados por quatro Skyhawks. O radar dos Super Étendard localizou um grande alvo sobre o mar e lançou o último Exocet, que os argentinos tinham no seu arsenal. Os Skyhawks seguiram o míssil e dois deles foram abatidos por SAM dos navios. Mas os pilotos dos dois restantes afirmaram ter acertado no Invincible, um dos porta-aviões britânicos, que já estaria danificado pelo Exocet. Uma revista argentina chegou mesmo a publicar na altura fotos retocadas com o porta-aviões a arder. Na verdade, os Skyhawks atacaram sem sucesso a fragata Avenger e não o Invincible que estava a cerca de 45 km do local.

Portanto, esta última história do Invincible não passa de uma invenção e nunca existiram nenhumas fotos de tal coisa, pois os Skyhawks nem sequer estavam equipados com máquinas fotográficas. Além disso, um ataque bem sucedido ao Invincible seria algo difícil de esconder e um grande revés para os britânicos. Mas é daquelas histórias que se inventam para elevar o moral das tropas e da população.