Malvinas
Muito se tem falado ao longo do tempo dos ataques que os pilotos argentinos usando o Super Étendard e o Exocet efectuaram contra os navios britânicos durante o conflito das Malvinas. Quando o conflito começou a Argentina tinha apenas 5 dos 14 Super Étendard encomendados e juntamente com os aviões 5 mísseis Exocet. No primeiro ataque bem sucedido que executaram no dia 4 de Maio de 82, um dos mísseis atingiu o Sheffield. Foi algo que os britânicos não estavam à espera e em função disso adoptaram várias medidas de defesa para futuros ataques.
Uma delas foi manobrar os navios durante os ataques de forma aos navios apresentaram a popa ou proa virada para o Exocet para representar um alvo menor. Outra foi usar reflectores metálicos em forma de pirâmide transportados em helicópteros. Estes reflectores devolviam os pulsos de radar aos mísseis de forma a confundi-los.
Por outro lado, a operação da força-tarefa britânica a uma certa distância da costa e as dificuldades de detecção da força que os argentinos começaram a ter dificultava os ataques. Mas no dia 25 de Maio, 2 Super Étendard realizaram outro ataque e atingiram o Atlantic Conveyor. Apenas um dos mísseis teve sucesso tendo o outro sido desviado pelas medidas de despistamento. No último ataque a 30 de Maio, o último Exocet também falhou provavelmente devido às medidas de despistagem.
Portanto, as especulações que foram feitas ao longo do tempo de que os franceses venderam aos britânicos os códigos dos mísseis não passam disso mesmo de especulação. Podem ter fornecido dados e parâmetros de lançamento do míssil, mas daí aos códigos vai uma grande distância.
Uma delas foi manobrar os navios durante os ataques de forma aos navios apresentaram a popa ou proa virada para o Exocet para representar um alvo menor. Outra foi usar reflectores metálicos em forma de pirâmide transportados em helicópteros. Estes reflectores devolviam os pulsos de radar aos mísseis de forma a confundi-los.
Por outro lado, a operação da força-tarefa britânica a uma certa distância da costa e as dificuldades de detecção da força que os argentinos começaram a ter dificultava os ataques. Mas no dia 25 de Maio, 2 Super Étendard realizaram outro ataque e atingiram o Atlantic Conveyor. Apenas um dos mísseis teve sucesso tendo o outro sido desviado pelas medidas de despistamento. No último ataque a 30 de Maio, o último Exocet também falhou provavelmente devido às medidas de despistagem.
Portanto, as especulações que foram feitas ao longo do tempo de que os franceses venderam aos britânicos os códigos dos mísseis não passam disso mesmo de especulação. Podem ter fornecido dados e parâmetros de lançamento do míssil, mas daí aos códigos vai uma grande distância.
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