quarta-feira, julho 27, 2005

Combates

Em Julho do ano passado, durante o exercício Unitas-2004, Mirages 2000 peruanos conseguiram por diversas vezes vencer em combate simulado F/A-18E/F Super Hornet do porta-aviões Ronald Reagan. Ora à partida era suposto que os Super Hornet tivessem vencido os Mirages 2000 e não o contrário.

Neste exercício, os Mirages peruano tinham uma Fighter Area of Responsability (FAR), onde realizavam patrulhas aéreas (CAP). Os Super Hornet atacavam essa zona guiados pelo E-2B. Ora nos diversos dogfights que ocorrem os Mirages venceram os Super Hornet na maior parte dos casos.

Ora isto deveu-se não apenas às características do Mirage 2000, que em combate próximo não é assim tão mau como dizem, como também à perícia dos pilotos peruanos, que na Esq. 412 são pilotos bem treinados e dos melhores que a Força Aérea Peruana tem. Mas houve um outro factor importante. Os peruanos estudaram bem os seus adversários antes de ir para combate, ou seja, fizeram o trabalho de casa, coisa que se calhar os americanos não fizeram.