quinta-feira, setembro 15, 2005

Brasil e Mirage

A última AFM de Outubro traz na página 24, uma notícia interessante sobre o discurso do General Luiz Carlos Bueno, Chefe do Estado Maior da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base de Natal, onde esteve no passado dia 10 de Agosto no aniversário do 1º ano do Super Tucano ao serviço da FAB.

Nessa cerimónia, o General deu conta que o famoso F-X destinado a escolher um novo caça para o Brasil, foi unicamente adiado e não cancelado como se falou insistentemente há um ano atrás. Segundo o chefe máximo da FAB, o concurso foi adiado porque nenhuma das propostas concorrentes (excepto o JAS 39 Grippen) satisfazia os requisitos da FAB. No entanto, parece que a FAB continua interessada na compra de um novo caça em 2008, para que entre em serviço em 2010.

Este novo caça iria formar um novo esquadrão de defesa aérea juntamente com os Mirages 2000s (comprados recentemente em 2ª mão em França) e com os F-5BRs. Parece que os planos da FAB apontam para que em 2015, o Brasil tenha 3 esquadrões de defesa aérea (dois deles na região Amazónica). Parece que um será formado com um novo caça, outro com o Mirage 2000 e outro com o F-5BR.

É claro que estamos aqui a falar das intenções da FAB, não sabemos se o poder político nos próximos tempos seguirá o mesmo caminho. Ou seja, a abertura de um novo F-X em 2008 dependerá sempre do clima político na altura e das prioridades do mesmo para a FAB. Mas penso que há sempre alguma chance disso acontecer. É curioso a excepção do JAS 39 na questão dos requisitos, ou seja, parece que seria afinal o concorrente melhor colocado para vencer o F-X. Se assim é, afigura-se de novo como um forte candidato para 2008, embora não seja aí de excluir a presença de outros candidatos fortes como o Rafale e o Tufão, que não participaram no último F-X.

Em relação aos Mirages comprados ao Exército do Ar francês, confirma-se os prazos de entrega, ou seja, os primeiros quatro deverão ser entregues em meados do próximo ano, de forma a estarem presentes no desfile da Independência no dia 7 de Setembro, enquanto que mais quatro serão entregues em 2007 e os últimos quatro em 2008. Neste momento dois biplaces e um monoplace foram transferidos da base de Orange para Bordeaux, onde a Dassault os vai revisionar para depois os entregar à FAB. Os aviões irão substituir os velhinhos Mirage III completamente obsoletos.

Já agora uma nota final sobre o Mirage 2000. Saiu este mês em França o nº2 da colecção Check List da edições DTU dedicado ao Mirage 2000, já aqui referido por mim. O livro é uma tremenda decepção, pois embora tenha excelentes fotografias do interior e do exterior do aparelho não explora muito o avião em termos de características, aviónicos e desempenho. Pode ter interesse para modelistas, mas é pena que fique só por aí.


Portanto, parece-me que o melhor livro escrito até hoje sobre o Mirage 2000, ainda continua a ser os “Les Mirages 2000" do Jean-Paul Philippe publicado pela Taillandier em 1991. E é pena que tanto tempo depois mais ninguém tenha escrito ainda um livro capaz de esmiuçar o Mirage 2000 a fundo. E estou a ver que também já não vão escrever. É pena, pois o avião ainda continua em serviço e vai continuar por muitos anos.