sábado, abril 29, 2006

Su-27 para o México

Parece que a Marinha Mexicana quer comprar 8 aviões Su-27 à Rússia.

sexta-feira, abril 28, 2006

Base Militar

Um magazine em português sobre aviação militar.

quinta-feira, abril 27, 2006

Code One

A ver.

quarta-feira, abril 26, 2006

A ver

O número de Maio da Air Forces Monthly com um excelente dossier sobre os F-5 ainda em serviço no mundo. Na capa um Apache do exército inglês.

Puma

Uma discussão interessante que tem decorrido no fórum 9G sobre os Puma da FAP.

A ver

Vários artigos com interesse sobre o poder aéreo.

sexta-feira, abril 21, 2006

A ver

O último número da DSI com vários temas interessantes.

quinta-feira, abril 20, 2006

Mar Verde

Ainda não tinha feito aqui referência ao livro do Luís Marinho publicado no Círculo de Leitores sobre a operação “Mar Verde”. Mas agora que já vi o livro devo dizer que corresponde às minhas expectativas. Está bem escrito e descreve muito bem a cronologia desta acção executada em Novembro de 1970. São livros destes que fazem falta à discussão sobre a guerra colonial. Embora existam vários livros sobre a guerra ainda é um assunto a explorar e a debater na sociedade. Portanto, mais uma vez aqui fica a referência ao livro, que já está por aí nas livrarias e os meus parabéns ao autor pelo trabalho desenvolvido.

segunda-feira, abril 17, 2006

A ver

A revista do Armée de l´air. Na capa o EC 725. Com bom grafismo é possível encontrar aqui artigos interessantes.

sábado, abril 15, 2006

O ataque à Líbia

Ao cair da noite do dia 14 de Abril de 1986, vários aviões de reabastecimento levantaram voo da base aérea de Mildenhall na Grã-Bretanha. Foram seguidos por 24 F-111F de Lakenheath. Seis de reserva voltariam para trás, mas os outros dezoito carregados de bombas voaram pelo Atlântico contornando a Península Ibérica e depois viraram para leste e passaram sobre Gibraltar. O seu destino era Trípoli na Líbia. Perto da Líbia dividiram-se em três formações para atacar vários alvos. Uma formação dirigiu-se para a base naval de Sidi Bilal, outra para o quartel de Azízia, onde morava Kadafi e outra para o aeroporto militar de Trípoli. Quando os F-111F se lançaram sobre Trípoli, as defesas aéreas líbias foram apanhadas de surpresa, mas rapidamente reagiram. Não conseguiram abater nenhum. Os aviões largaram a sua carga letal e voltaram em segurança à base. No entanto, no regresso, um caiu no mar por razões desconhecidas e outro teve que fazer um desvio para Espanha por problemas no motor. Mas nas primeiras horas da manhã de 15 de Abril, dezasseis estavam de volta a Lakenheat. Nesse dia de manhã a notícia correu mundo. Já lá vão 20 anos.