sábado, junho 10, 2006

M60

Hoje no desfile militar do Porto, um M60A3 da BMI avariou em plena avenida. Não foi nada de grave e pode acontecer a qualquer carro de combate, mas é mais provável que aconteça a um carro velho do que a um carro novo.

Depois no fim do desfile um jornalista perguntou ao primeiro-ministro se não havia ali um sinal de uma certa pobreza militar. E o primeiro-ministro disse logo ao jornalista que nem pensar, que nos últimos 10 anos tinha ocorrido uma grande evolução nas forças armadas e que quem visse um desfile há 10 anos e agora notava bem a diferença.

É óbvio que o primeiro-ministro não percebe muito do assunto, senão saberia concerteza que os M60A3 estão ao serviço da BMI desde 1993 e que antes disso já eram carros combate usados, pois vieram para Portugal ao abrigo do tratado de redução de forças convencionais na Europa, o famoso CFE. Como também não sabe que o M60A3 entrou ao serviço do exército americano em 1978 e que quando chegou a Portugal já os americanos usavam o M1A2. Se isto não é pobreza e atraso, então o que será?

Fica aqui uma sugestão de leitura.