quarta-feira, maio 31, 2006

Especulações

É espantoso o nível de especulação que reina neste momento nos jornais a propósito da Lei de Programação Militar. O caso da Força Aérea é exemplar.

Na passada Quinta-Feira, o Público e o Correio da Manhã davam conta de que não havia dinheiro para modernizar a 2ª esquadra de F-16s.

Mas no passado Sábado o DN na sua edição dizia o seguinte:

“A Força Aérea vai modernizar todos os 40 caças das duas esquadras de F-16, ao abrigo da proposta de revisão da lei do reequipamento militar, garantiram ao DN fontes do ramo. À margem da cerimónia do aniversário da base aérea de Sintra, as fontes manifestaram surpresa com as alegadas restrições na renovação das duas esquadras de F-16, noticiadas nos últimos dias, como consequência dos constrangimentos financeiros da LPM (Lei de Programação Militar). Uma assegurou mesmo que já foi assinado o contrato de compra de "40 capacetes inteligentes", cujo movimento orienta o das armas do avião.”

Ontem o Correio da Manhã dava conta de novo de uma redução na verba para a modernização da 2ª esquadra.

Em relação aos helicópteros NH90 para o exército, ontem o Correio da Manhã dava conta que não existiam verbas para estes helicópteros. No entanto, o mesmo jornal dizia na quarta-feira passada o seguinte:

"Agora, o Governo parece apostado em retomar o programa. Vai manter a aquisição de dez helicópteros médios (NH 90) – que deverão chegar em 2008. E relança o projecto para compra das aeronaves ligeiras, reabrindo um novo processo."

Hoje o Público esclarecia, dando conta que as verbas para os helicópteros do exército estavam no item das capacidades conjuntas.

Ora no meio desta especulação vamos obviamente ter que esperar pela divulgação da lei para saber ao certo o que se passa.