Combates
Sobre a guerra Irão-Iraque há quem se interrogue como é que o Mirage F 1EQ-6 equipado com o Matra Super R530D e um bom sistema de ECM obteve sucesso contra o famoso F-14A do Irão. Sendo o Mirage um caça mais barato e teoricamente inferior ao F-14 como é que isto aconteceu?
A verdade é que cada combate é um caso e temos aqui que analisar o que aconteceu de facto. O primeiro combate foi travado em Fevereiro de 1988, quando o Maj Jalil Zandi, pilotando um Tomcat teve que enfrentar um grupo de Mirages composto por 8 aparelhos. No combate que se seguiu, o F-14 conseguiu provavelmente atingir dois Mirages usando Sidewinders, mas na refrega, o Tomcat foi atingido por um míssil Super R530D e por um Matra R550 (há até quem fale em mais do que um).
Mesmo extremamente danificado, o piloto conseguiu retirar o avião da zona de combate e regressou ao Irão até ao avião deixar de funcionar e despenhar-se em solo iraniano. O piloto ejectou-se. Portanto, este primeiro embate foi desproporcional em termos numéricos e os Mirages também sofreram, embora tenham levado a melhor.
A segunda vitória dos Mirages foi em 19 de Julho de 88, quando 4 Mirages interceptaram 2 Tomcats e conseguiram com o uso de ECM empastelar o radar dos F-14s impedindo os caças de usar os seus mísseis. Neste último episódio, os 2 Tomcats foram abatidos por mísseis Super R530D. Aqui a vitória ficou a dever-se ao uso de ECM por parte dos Mirages.
Convém, no entanto, lembrar que desde o início de 88, estes não foram os únicos encontros de Tomcats com Mirages F 1s e que noutros encontros os Mirages perderam sempre. Normalmente eram Mirages F 1 EQ-5 a serem abatidos, mas não se sabe se também não terão sido abatidos alguns EQ-6s, embora não exista nenhuma informação segura nesse sentido.
Se a guerra tivesse continuado é provável que os iranianos tivessem que ter mais cuidado com estes novos Mirages. Mas o grande trunfo dos novos Mirages nem era tanto o novo míssil ou o radar, mas sim o sistema ECM. Todavia, nada garante que os F-14s não fossem capazes de abatê-los. Aliás, é bem provável que o conseguissem caso os detectassem à distância e usassem os AIM-54 antes dos Mirages perceber que estavam a ser atacados. Mas com o fim da guerra, os Tomcats já não puderam dar o troco e a vingança não se concretizou.
A verdade é que cada combate é um caso e temos aqui que analisar o que aconteceu de facto. O primeiro combate foi travado em Fevereiro de 1988, quando o Maj Jalil Zandi, pilotando um Tomcat teve que enfrentar um grupo de Mirages composto por 8 aparelhos. No combate que se seguiu, o F-14 conseguiu provavelmente atingir dois Mirages usando Sidewinders, mas na refrega, o Tomcat foi atingido por um míssil Super R530D e por um Matra R550 (há até quem fale em mais do que um).
Mesmo extremamente danificado, o piloto conseguiu retirar o avião da zona de combate e regressou ao Irão até ao avião deixar de funcionar e despenhar-se em solo iraniano. O piloto ejectou-se. Portanto, este primeiro embate foi desproporcional em termos numéricos e os Mirages também sofreram, embora tenham levado a melhor.
A segunda vitória dos Mirages foi em 19 de Julho de 88, quando 4 Mirages interceptaram 2 Tomcats e conseguiram com o uso de ECM empastelar o radar dos F-14s impedindo os caças de usar os seus mísseis. Neste último episódio, os 2 Tomcats foram abatidos por mísseis Super R530D. Aqui a vitória ficou a dever-se ao uso de ECM por parte dos Mirages.
Convém, no entanto, lembrar que desde o início de 88, estes não foram os únicos encontros de Tomcats com Mirages F 1s e que noutros encontros os Mirages perderam sempre. Normalmente eram Mirages F 1 EQ-5 a serem abatidos, mas não se sabe se também não terão sido abatidos alguns EQ-6s, embora não exista nenhuma informação segura nesse sentido.
Se a guerra tivesse continuado é provável que os iranianos tivessem que ter mais cuidado com estes novos Mirages. Mas o grande trunfo dos novos Mirages nem era tanto o novo míssil ou o radar, mas sim o sistema ECM. Todavia, nada garante que os F-14s não fossem capazes de abatê-los. Aliás, é bem provável que o conseguissem caso os detectassem à distância e usassem os AIM-54 antes dos Mirages perceber que estavam a ser atacados. Mas com o fim da guerra, os Tomcats já não puderam dar o troco e a vingança não se concretizou.
3 Comments:
Caro Zé Matos!
Bom texto, o seu!
Os F-14 que o Irão recebeu dos USA estvam subtraídos de algumas capacidades, possivelmente importantes, que os F-14 americanos têm, logo serão um modelo bem "limitado" quado comparado com o que serve a USNavy!
Nem mesmo o poder dos motores e a capacidade de manobra ocultará essas mazelas, que se podem juntar à eventual pouca preparação dos pilotos...
Continue, que tem em mim um fiél leitor!
Abraço.
A. Luís
Olá António Luis
Não estavam assim tão subtraídos como isso, até porque o Irão nunca ia dar a fortuna que deu, por um avião subtraído.
Abraço
Zé
im jalil zandis son.i have got all his pictures and memories.im ready to cooperate you if you need contact me.
www.naderzandi@yahoo.com or
www.somayeasghari@yahoo.com
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