Ainda o Mirage IV
O Mirage IV nasceu a partir do Mirage III. De facto, denota algumas semelhanças na aparência, mas o Mirage IV era um bombardeiro destinado a garantir aos franceses uma capacidade de dissuasão nuclear independente da NATO. E a França deixou a NATO em 1966, quando já tinha vários esquadrões de Mirage IV em serviço.
Era um avião que podia voar bem depressa (Mach 2,2) e atingir altitudes fantásticas (20 mil metros), embora o alcance não fosse famoso em comparação com outros bombardeiros nem a carga de armamento.
Mas quando a França passou a ter mísseis em silos a força dos Mirages IV começou a ser reduzida e pensava-se que seria mesmo desactivada em meados dos anos 80. Mas a verdade é que o Mirage IV nunca morreu e em 1982 começou a ser convertido no padrão IVP para levar um míssil ASMP. Esteve em serviço até agora.
Quarenta anos a voar, não é para qualquer um. Tinha uma cor cinzenta ameaçadora e debaixo daquela barriga escura podia levar uma arma nuclear de 150 kt. O piloto parece que estava metido dentro de um míssil e o navegador no assento traseiro estava completamente escondido tendo apenas duas pequenas janelas laterais.
Nunca foi experimentado em combate, o que me deixa contente, pois era um avião para lançar morte em grande escala. Termina agora os seus dias. Que descanse em paz.
Era um avião que podia voar bem depressa (Mach 2,2) e atingir altitudes fantásticas (20 mil metros), embora o alcance não fosse famoso em comparação com outros bombardeiros nem a carga de armamento.
Mas quando a França passou a ter mísseis em silos a força dos Mirages IV começou a ser reduzida e pensava-se que seria mesmo desactivada em meados dos anos 80. Mas a verdade é que o Mirage IV nunca morreu e em 1982 começou a ser convertido no padrão IVP para levar um míssil ASMP. Esteve em serviço até agora.
Quarenta anos a voar, não é para qualquer um. Tinha uma cor cinzenta ameaçadora e debaixo daquela barriga escura podia levar uma arma nuclear de 150 kt. O piloto parece que estava metido dentro de um míssil e o navegador no assento traseiro estava completamente escondido tendo apenas duas pequenas janelas laterais.
Nunca foi experimentado em combate, o que me deixa contente, pois era um avião para lançar morte em grande escala. Termina agora os seus dias. Que descanse em paz.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home