quarta-feira, maio 04, 2005

Combates

Na última AFM vem um artigo muito interessante do Chris Koelzer sobre o domínio americano dos ares, onde ele claramente chama a atenção para os desenvolvimentos dos caças russos e dos mísseis ar-ar, bem como de equipamentos para o piloto e avião que permitiram um aumento significativo do Situational Awareness – SA - (consciência situacional) nos aviões russos. Cito isto a propósito de uma discussão que decorre neste fórum.

Ora isto significa obviamente que as capacidades dos aviões russos não devem ser subestimadas e que exercícios como o Cope Índia 2004 mostraram isso. Convém, no entanto, referir que os F-15 operaram neste exercício com restrições tácticas e que o seu número era inferior aos caças indianos, mesmo assim, ficaram obviamente espantados pelo SA do SU-30 MKI e pela perfomance em combate dos pilotos indianos.

Ora isto mostra obviamente que os americanos não podem recuar em projectos como o F/A-22 nem o F-35, pois se o fizerem ficarão irremediavelmente numa situação de vulnerabilidade perante os caças e mísseis russos. Só com o F/A-22 e o F-35, poderão ter aspirações a ter um poder aéreo vencedor mesmo perante os caças russos ou outros aparelhos.

Mas mesmo assim, os F-15s e F16s continuam a ser os melhores caças do mundo em combate, por uma razão muito simples, pois são os que possuem maior número de vitórias (se exceptuarmos o F-14 iraniano, que durante a guerra Irão-Iraque obteve o número assombroso de 120 vitórias). Mas o F-15 até à 2ª guerra do golfo contabilizava cerca de 75 vitórias em combate sem nenhuma perda. O mesmo acontecia com o F-16.