segunda-feira, outubro 30, 2006

O misterioso 5404?

É um mistério que me intriga há algum tempo. Num artigo sobre o Fiat G.91 de Mário Canongia Lopes publicado em separata da Revista Mais Alto nº264 Março/Abril de 1990 é referido (pág. 7) que os oitos Fiat G.91 R/4 transferidos para a Guiné em Março de 1966 tinham números de série 5401-3, 5405-7 e 5417-8.

Num artigo mais antigo da autoria de António Mimoso publicado na revista Air Fan º 5 de Março de 1979 refere (pág.33) que os mesmos aviões eram o 5401, 5402, 5403, 5404, 5405, 5406, 5417 e 5418. Ou seja, António Mimoso não reporta o 5407 referido por Mário Canongia Lopes, nem este último autor refere o 5404 reportado por António Mimoso.

No mesmo artigo da Mais Alto (pág. 12) o 5404 surge numa fotografia em operação na Esquadra 502 “Jaguares” no AB5 em Nacala, Moçambique, em 1969. No entanto, no mesmo artigo (pág. 13) este avião não aparece nos aviões ao serviço da 502 em 1972. Calculo que nessa altura, o avião já não estivesse em Moçambique, mas não sei se esta minha suposição está certa?

Depois fica em aberto a questão de saber qual a origem do 5404 em Nacala em 1969? Era um aparelho proveniente da esquadra de Bissalanca como dá a entender António Mimoso ou vinha de Monte Real?