quarta-feira, maio 24, 2006

Mensagem de Estréia!

Com esta mensagem, estréio aqui este blogue. Resido no Brasil e estudo Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina e há tempos participo de diversos fóruns sobre aviação militar dentre os quais destaco o Fórum Defesa Brasil, no qual exerço também a função de moderador. Também já tive o prazer de escrever alguns artigos para o site que abriga tal fórum e, como parte de uma fusão entre esse site e a revista eletrônica Base Militar através da uma organização denominada ALIDE (Agência Linha de Defesa), passei há poucos meses a também participar desse outro fantástico projeto, atualmente atuando no mesmo como tradutor de notícias.

Quando recebi o grato convite de participar desse blogue, perguntei ao autor que tipo de conteúdo esperava ele aqui. A resposta não poderia ter sido mais entusiasmante: qualquer coisa dentro do tema aviação! Apesar da felicidade com que recebi tal resposta, logo depois me vi com um grande dilemaem mãos: e agora? Sobre o que escrever a minha primeira contribuição? O tema é enorme e as possibilidades a serem exploradas são quase ilimitadas! Sei que vocês esperam informações, artigos e notícias e espero o fazê-lo ao longo das minhas próximas participações, mas pretendia fazer algo diferente nessa primeira mensagem. Depois de alguns dias ponderando, me lembrei de algo que me ocorreu há algumas semanas durante uma entrevista para estágio em uma empresa (não-atuante no ramo aeronáutico): estava eu conversando com a psicóloga sobre minhas atividades “extracurriculares”, quando esta me perguntou “Mas por quê tamanho interesse pelo mundo da aviação?”. Puxa, isso era algo sobre o quê, acredito que não apenas eu, mas também vários outros como você que me lê nesse momento, poderia escrever um livro, mas o fato é que qualquer tipo de resposta não me veio a cabeça no momento e a melhor resposta que pude dar foi um modesto sorriso amarelo acompanhado de um singelo “Não sei!”.

Pensando em perspectiva, não me parece que faltavam respostas. O mundo da aviação sempre acompanhou a minha vida e, muito mais que isso, sempre a marcou com felizes lembranças. Na infância, com as felizes visitas ao cockpit, a fascinação com que vi pela primeira vez um avião com televisores para os passageiros (se tratava de um Airbus A300 da VASP), a emoção com que presenciei pela primeira vez uma exibição da Esquadrilha da Fumaça e, até mesmo, com uma anotação em um antigo álbum de fotografias de palavras que eu pronunciava errado e onde, dentre outras, se lia “helicópson”. Já na adolescência, me vi embalado pela leitura de fascículos de coleções sobre o tema, como a “Aviões de Guerra” e “Tudo sobre Aviões de Combate”, e pelas empolgantes notícias sobre a reestruturação da Embraer e o lançamento da promissora família de jatos regionais.

No entanto, por mais que pense em alternativas, mas não vejo síntese melhor para descrever como o que pode ser resumido em uma única palavra: Paixão! Paixão daquele tipo que o mundo para ao seu redor quando percebe qualquer tipo de sinal que aquele momento que você tanto esperava, pode acontecer (seja o beijo da mais bela garota, como a simples visão de um fantástico Antonov An-124); Paixão como aquela em que uma simples visão, um toque ou até mesmo o fato de ouvir um ruído, torna o seu dia muito mais emocionante; Como algo que não se entende de onde surgiu, mas que tem certeza que durará eternamente mesmo que acabe no próximo segundo; Paixão como tantos tentaram descrevê-las, mas que apenas os que a sentem, podem entendê-la...

4 Comments:

Blogger Mulah Omar said...

Bem vindo ao blog do José Matos, e que se apresente em forma, Slip.

Rui

5:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dou os parabéns ao blog pára-quedas e, em especial, ao José Matos, pelo gol de placa que foi o convite ao Slip Junior.

Paisano
(David Carreiro)

5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns ao Blog e boa sorte ao Slip. Que tenham muito sucesso!

3:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Votos de Sucesso ao Blog do José e do Slip!!!

P44

3:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home