sábado, março 04, 2006

Em busca da colecção perdida

Foi sem sombra de dúvida uma das obras enciclopédicas mais completas e interessantes sobre aviação civil e militar publicada por cá. Diria que a seguir aos Aviões de Guerra da Nova Cultural foi a melhor coisa que saiu em Portugal sobre aviação. Chamava-se “O Mundo da Aviação” e foi publicada pela Planeta Agostini em 92-94. Era uma obra que abrangia não só o mundo da aviação moderna como também temas mais antigos relacionados com aviação da 2ª Guerra Mundial, Coreia e Vietname. Falava não só dos aviões como também de técnicas de pilotagem e de combate e fazia também uma análise interessante a acidentes aéreos. Em vários fascículos eram os próprios protagonistas (os pilotos) que narravam as suas façanhas revelando o que sentiam naqueles momentos. Bem ilustrada tinha 100 fascículos distribuídos por 8 volumes num total de 2 mil páginas e 6 mil fotografias. Era uma obra gigantesca e difícil de coleccionar, pois estamos a falar de 2 anos e de fascículos semanais. Como já tinha coleccionado muita coisa na altura não fiz a colecção, mas nos últimos anos arrependi-me, pois sentia alguma pena por isso. Há poucos dias encontrei os primeiros 4 volumes encadernados à venda num alfarrabista por 25 euros. Foi um achado, pois nunca pensei que um dia encontrasse alguma coisa desta enciclopédia. Comprei os 4 volumes e cheguei a casa todo o contente. É claro que agora penso nos outros 4 que faltam e se algum dia terei a hipótese de fazer um novo achado. Talvez em algum sítio deste país num alfarrabista estejam numa estante à minha espera. Mas onde é que eu gostava de saber? E é pena, pois os 4 volumes que me faltam devem estar recheados de informações interessantes como as operações realizadas durante a 1ª guerra do golfo, que não constam dos volumes que eu tenho. Veremos se um dia terei a sorte de encontrar os restantes.