segunda-feira, dezembro 05, 2005

3 ovelhas peludas e congeladas

Já aqui falei desta guerra várias vezes, mas desta vez o caso assume alguma importância.

Saiu em França o livro de Ali Magoud, que durante 11 anos foi psicanalista de François Miterrand. Ora o falecido presidente francês revelou vários segredos ao seu psicanlista entre os quais alguns referentes à guerra das Falkland. Segundo Miterrand, Thatcher tinha a intenção de lançar um ataque nuclear contra a Argentina, caso a guerra começasse a correr mal aos britânicos. Ora a revelação é surpreendente e revela algo que me parece completamente despropositado numa guerra que era convencional. É claro que os britânicos podiam fazer isso, pois tinham 4 submarinos de propulsão nuclear no Atlântico Sul e alguns equipados com ogivas nucleares. Mas, mesmo assim, parece-me algo inconcebível numa guerra daquele tipo.

Outra revelação espantosa foi que Thatcher pressionou de forma ameaçadora Miterrand para que este lhe desse os códigos dos mísseis Exocet que os franceses tinham vendido à Argentina. E Miterrand acabou por fazê-lo perante a possibilidade dos britânicos lançarem mesmo um ataque nuclear contra a Argentina. Miterrand comentou que ela (Thatcher) “ia provocar uma guerra nuclear por causa de umas pequenas ilhas habitadas por 3 ovelhas peludas e congeladas.”

Ora sendo assim, então sempre é verdade que os franceses deram os códigos aos britânicos. E deram de forma gratuita com receio que o conflito assumisse proporções de outra ordem. Mas custa crer que os britânicos chegassem ao ponto de usar armas nucleares caso a reconquista fosse mal sucedida a nível convencional. Mas perante estas revelações fico a pensar nisso como uma hipótese viável. E fico a pensar na calamidade que teria sido um ataque nuclear contra a Argentina. E na irresponsabilidade do poder político inglês pensar em tal hipótese. Tudo por causa de 3 ovelhas peludas e congeladas.

1 Comments:

Blogger Ulisses Martins said...

O mundo as vezes pode ser bem mais perigoso que o que pensamos, dada a mente "lunática" daqueles que são eleitos para governar. A capacidade de cegueira provocada pelo poder, é incomensurável...

1:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home