segunda-feira, junho 19, 2006

Pilotos

Já aqui tinha falado há tempos do problema dos pilotos na força aérea. É um problema complicado de resolver, mas há obviamente medidas que podiam ser tomadas para o ultrapassar.

Aumentar o poder de atracção da carreira militar e aumentar o subsídio de voo dos pilotos seriam duas medidas essenciais Não vejo outra saída senão mexer nestes dois capítulos que estão obviamente ligados entre si.

Há também quem defenda a mudança de regras na admissão à TAP, mas a fuga de pilotos não é só para a TAP. Outras companhias privadas também têm atraído pilotos da FAP. Outros defendem um maior período obrigatório de permanência na FAP (de 8 para 12 anos), mas isso só diminui o poder de atracção da carreira militar.

A questão da carreira militar é aqui obviamente importante. Só quem gosta da carreira é que pode hoje em dia trocar um curso de ciências aeronáuticas numa universidade ou um curso de engenharia aeroespacial por uma carreira de piloto militar. Ser militar é mais trabalhoso e exige mais em termos pessoais. E no fim acaba-se a ganhar menos do que no sector privado. Portanto, ser militar tem que ser uma paixão, pilotar um avião de caça tem que ser um atractivo.
Portanto, aumentar o número de candidatos na Academia tem que passar por uma política intensiva e eficiente de recrutamento de candidatos tanto no ensino secundário como no ensino superior. E isso até hoje não foi feito.

Depois manter os pilotos formados na força aérea também não é fácil. A maior parte dos pilotos são tenentes e ganham um salário que ronda os 1600 euros + 700 euros de subsídio de voo, o que dá 2300 euros/mês. Numa companhia privada podem ganhar o dobro disto.

Portanto, não é fácil convencer um piloto a continuar na carreira militar perante tais diferenças salariais. Se esta diferença não for combatida muitos militares vão continuar a preferir o sector privado. É óbvio que nunca poderá existir uma igualdade de salários, mas as diferenças actuais entre militar e privado devem ser diminuídas.

3 Comments:

Blogger Ricardo Tavares said...

Esse salário é bruto. Liquidos são os tais 1600 euros/mes.

10:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

já havia pensado na carreira de piloto comercial, e pelo visto em questão salarial é muito mais valorizado do que pilotos militares, pq essa pobreza do estado? desse jeito daqui alguns anos os profissionais dessa área, se nao for motivado pela paixão vao mudar sem pensar duas vezes para a área comercial

6:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

já havia pensado na carreira de piloto comercial, e pelo visto em questão salarial é muito mais valorizado do que pilotos militares, pq essa pobreza do estado? desse jeito daqui alguns anos os profissionais dessa área, se nao for motivado pela paixão vao mudar sem pensar duas vezes para a área comercial

6:40 da tarde  

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