quarta-feira, maio 31, 2006

Especulações

É espantoso o nível de especulação que reina neste momento nos jornais a propósito da Lei de Programação Militar. O caso da Força Aérea é exemplar.

Na passada Quinta-Feira, o Público e o Correio da Manhã davam conta de que não havia dinheiro para modernizar a 2ª esquadra de F-16s.

Mas no passado Sábado o DN na sua edição dizia o seguinte:

“A Força Aérea vai modernizar todos os 40 caças das duas esquadras de F-16, ao abrigo da proposta de revisão da lei do reequipamento militar, garantiram ao DN fontes do ramo. À margem da cerimónia do aniversário da base aérea de Sintra, as fontes manifestaram surpresa com as alegadas restrições na renovação das duas esquadras de F-16, noticiadas nos últimos dias, como consequência dos constrangimentos financeiros da LPM (Lei de Programação Militar). Uma assegurou mesmo que já foi assinado o contrato de compra de "40 capacetes inteligentes", cujo movimento orienta o das armas do avião.”

Ontem o Correio da Manhã dava conta de novo de uma redução na verba para a modernização da 2ª esquadra.

Em relação aos helicópteros NH90 para o exército, ontem o Correio da Manhã dava conta que não existiam verbas para estes helicópteros. No entanto, o mesmo jornal dizia na quarta-feira passada o seguinte:

"Agora, o Governo parece apostado em retomar o programa. Vai manter a aquisição de dez helicópteros médios (NH 90) – que deverão chegar em 2008. E relança o projecto para compra das aeronaves ligeiras, reabrindo um novo processo."

Hoje o Público esclarecia, dando conta que as verbas para os helicópteros do exército estavam no item das capacidades conjuntas.

Ora no meio desta especulação vamos obviamente ter que esperar pela divulgação da lei para saber ao certo o que se passa.

terça-feira, maio 30, 2006

Guerra do Golfo

Sendo um conflito que demonstrou à todo o mundo o alvorecer de um novo tipo de guerra aérea em toda sua extensão, as operações Desert Shield e Desert Storm apresentaram ao mundo toda uma nova dimensão em operações aéreas integradas. Para todos aqueles interessados no tema, o documento "Conduct of Persian Gulf War: Final Report to Congress" trata, ao longo de 909 páginas, o conflito em todas suas fases e formas e garante uma boa visão geral de um novo jeito de guerrear nos céus.

Yom Kippur

Já agora um pequeno apontamento sobre a guerra de Yom Kippur já abordada noutro post.

Os israelitas estavam obviamente confiantes que depois da Guerra dos Seis Dias, os árabes não tinham organização nem capacidade para lançar um ataque significativo contra Israel. Estavam obviamente enganados.

É um facto que os árabes tinham insuficiências em termos de experiência militar, mas numericamente eram superiores e tinham armamento de origem soviética capaz de causas sérias baixas aos israelitas.

Depois apostaram numa guerra de desgaste. De início foram bem sucedidos, mas quando Israel conseguiu suster os sírios a norte concentrou os seus recursos na zona do Sinai para deter os egípcios e a partir de meados de Outubro conseguiu abrir uma brecha na linha de defesa egípcia.

A partir daí os árabes começaram a sentir que o jogo de forças estava a correr contra eles e que era altura de usar a arma do petróleo. Quando a Arábia Saudita suspendeu o fornecimento de petróleo ao Ocidente, a guerra tinha que parar.

No entanto, várias lições foram tiradas do conflito. Uma delas é que os SAMs soviéticos eram sistemas eficientes capazes de provocar sérias baixas na força aérea israelita.

Outra foi de que eram necessários sistemas de contramedidas eficientes contra a ameaça dos SAMs. O uso de armas inteligentes foi também importante pela primeira vez, assim como a recolha de informações com o recurso a drones.

Os israelitas aprenderam muito com o conflito e na Guerra do Líbano em 82 souberam contornar o problema dos SAMs sírios de forma muito mais eficiente. Ou seja, aprenderam a lição.

segunda-feira, maio 29, 2006

Sugestões

Maio é o mês dos livros. Um pouco por toda a parte surgem as famosas feiras do livro. Costumo percorrê-las e costumo ver a pobreza que temos de livros sobre aviação. Não faço ideia se há mercado para este tipo de literatura, mas gostava de ver certas obras traduzidas ou então mais autores portugueses a publicar. Calculo que não seja fácil convencer uma editora a traduzir e publicar obras neste mercado tão específico. Mas num país onde tantos fascículos sobre aviação já foram publicados será mesmo que não há mercado?

Tenho, no entanto, que ressalvar que a Estampa tem feito um esforço para melhorar este panorama, mas praticamente está sozinha. Pelo menos teve a iniciativa de traduzir a Enciclopédia Ilustrada da Aviação do David Mondey, que está disponível em português apesar do preço não ser muito convidativo. Mas é uma boa enciclopédia que deixo aqui como sugestão. Darei outras sugestões nos próximos dias.

domingo, maio 28, 2006

Guerra Aérea Moderna

Uma verdadeira jóia para todos aqueles que se interessam pela aviação militar moderna, o livro “Air Warfare in the Missile Age”, de autoria de Lon O. Nordeen, trata de forma abrangente vários aspectos da guerra aérea em praticamente todos os conflitos ocorridos entre 1964 e 2001. Um verdadeiro ‘must-buy’ principalmente para aqueles que estão começando a sua biblioteca sobre o tema.


sábado, maio 27, 2006

Franceses no Brasil

Depois da compra dos Mirage 2000Cs para a FAB, criou-se certa expectativa quanto à visita do presidente francês, Jacques Chirac, ao Brasil ocorrida essa semana. No entanto, não houveram maiores surpresas. Na área militar, foram anunciadas a fabricação de partes estruturais do helicóptero Eurocopter Panther/Dauphin pela Embraer, e a produção de radares de longo alcance da Thales International pela empresa brasileira Omnisys, que foi comprada (veja notícia) pelo mesmo grupo francês em fevereiro desse ano.

sexta-feira, maio 26, 2006

Guerra do Yom Kippur

Muito discutida, mas ainda pouco documentada, a Guerra do Yom Kippur ocorrida em 1973 foi um grande choque para Israel que teve 'destruidos' vários de seus mitos criados após a Guerra dos Seis Dias. As falhas do serviço de inteligência, a queda do conceito da totalidade do tanque, a incapacidade da Força Aérea de neutralizarem o ataque e, ainda mais importante, a visão de um exército árabe operando de maneira eficiente e coordenada tiveram um grande impacto sob a comunidade judia.

Apesar de existirem poucos livros de valor sobre o tema, em 2004 foi lançado uma boa outra sob o tema. “The Yom Kippur War: The Epic Encounter that Transformed the Mille East” de autoria de Abraham Rabinovich. Apesar de alguns pormenores (como a visão um tanto centrada no lado judeu da questão resultado direto das poucas entrevistas que o autor fez com pessoas presentes no lado árabe no conflito), o livro é uma fantástica leitura para todos aqueles interessados em história militar ao abordar aquele que se tornou o conflito em que Israel teve que rejuvenecer seu espírito de luta e recriar um cômodo, mas pouco real, pensamento estratégico e que derrubou fortes autoridades e criou um mito chamado Ariel Sharom.


F-16 para o Irão?

Acho difícil que o Irão esteja interessado em comprar os F-16s venezuelanos, mas pelo menos Chavez faz o seu número político com tal anúncio e chateia mais um pouco os americanos.

quinta-feira, maio 25, 2006

F-15

Um artigo interessante de 1996 que analisava na altura se o F-15 podia ou não continuar a manter a sua superioridade aérea no século XXI. Nas conclusões pode ler-se que não e que o F-22 será a melhor solução a longo prazo.

F-16

Para quem gosta do pequeno falcão americano aqui está um manual completo para pilotos com procedimentos e técnicas para as mais variadas missões. Muito interessante. Mas há mais. Nesta página é possível encontrar uma série de manuais sobre o F-16 e sobre o seu equipamento. Vale a pena ver.

quarta-feira, maio 24, 2006

Gripen em nova roupagem

Gripen N


Recentemente, a Gripen International anunciou uma série de melhorias em seu caça como parte de um novo projeto para exportar a aeronave para Dinamarca e Noruega que se mostraram insatisfeitas com suas participações no programa Joint Strike Fighter. As novas versões foram denominadas Gripen N (para a Noruega) e Gripen DK (para a Dinamarca). A alteração mais notável seria o redesenho dos trens de pouso traseiros para uma nova posição o que geraria mais espaço para o transporte de combustível internamente e também de maior capacidade de carga.

Gripen DK

Mensagem de Estréia!

Com esta mensagem, estréio aqui este blogue. Resido no Brasil e estudo Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina e há tempos participo de diversos fóruns sobre aviação militar dentre os quais destaco o Fórum Defesa Brasil, no qual exerço também a função de moderador. Também já tive o prazer de escrever alguns artigos para o site que abriga tal fórum e, como parte de uma fusão entre esse site e a revista eletrônica Base Militar através da uma organização denominada ALIDE (Agência Linha de Defesa), passei há poucos meses a também participar desse outro fantástico projeto, atualmente atuando no mesmo como tradutor de notícias.

Quando recebi o grato convite de participar desse blogue, perguntei ao autor que tipo de conteúdo esperava ele aqui. A resposta não poderia ter sido mais entusiasmante: qualquer coisa dentro do tema aviação! Apesar da felicidade com que recebi tal resposta, logo depois me vi com um grande dilemaem mãos: e agora? Sobre o que escrever a minha primeira contribuição? O tema é enorme e as possibilidades a serem exploradas são quase ilimitadas! Sei que vocês esperam informações, artigos e notícias e espero o fazê-lo ao longo das minhas próximas participações, mas pretendia fazer algo diferente nessa primeira mensagem. Depois de alguns dias ponderando, me lembrei de algo que me ocorreu há algumas semanas durante uma entrevista para estágio em uma empresa (não-atuante no ramo aeronáutico): estava eu conversando com a psicóloga sobre minhas atividades “extracurriculares”, quando esta me perguntou “Mas por quê tamanho interesse pelo mundo da aviação?”. Puxa, isso era algo sobre o quê, acredito que não apenas eu, mas também vários outros como você que me lê nesse momento, poderia escrever um livro, mas o fato é que qualquer tipo de resposta não me veio a cabeça no momento e a melhor resposta que pude dar foi um modesto sorriso amarelo acompanhado de um singelo “Não sei!”.

Pensando em perspectiva, não me parece que faltavam respostas. O mundo da aviação sempre acompanhou a minha vida e, muito mais que isso, sempre a marcou com felizes lembranças. Na infância, com as felizes visitas ao cockpit, a fascinação com que vi pela primeira vez um avião com televisores para os passageiros (se tratava de um Airbus A300 da VASP), a emoção com que presenciei pela primeira vez uma exibição da Esquadrilha da Fumaça e, até mesmo, com uma anotação em um antigo álbum de fotografias de palavras que eu pronunciava errado e onde, dentre outras, se lia “helicópson”. Já na adolescência, me vi embalado pela leitura de fascículos de coleções sobre o tema, como a “Aviões de Guerra” e “Tudo sobre Aviões de Combate”, e pelas empolgantes notícias sobre a reestruturação da Embraer e o lançamento da promissora família de jatos regionais.

No entanto, por mais que pense em alternativas, mas não vejo síntese melhor para descrever como o que pode ser resumido em uma única palavra: Paixão! Paixão daquele tipo que o mundo para ao seu redor quando percebe qualquer tipo de sinal que aquele momento que você tanto esperava, pode acontecer (seja o beijo da mais bela garota, como a simples visão de um fantástico Antonov An-124); Paixão como aquela em que uma simples visão, um toque ou até mesmo o fato de ouvir um ruído, torna o seu dia muito mais emocionante; Como algo que não se entende de onde surgiu, mas que tem certeza que durará eternamente mesmo que acabe no próximo segundo; Paixão como tantos tentaram descrevê-las, mas que apenas os que a sentem, podem entendê-la...

Exército

Ontem, em Tancos, o general Valença Pinto foi claro em relação à constituição da nova Unidade de Aviação Ligeira do Exército (UALE), antigo GALE. A sua formação não está em causa na nova lei de programação e terá 9 helicópteros ligeiros (talvez o A109) e 10 helicópteros médios (NH 90). Convém lembrar que este é um processo que já se arrasta desde 1999 sem grandes resultados na prática.

O A-109, também deve substituir os Alouette III da Força Aérea, podendo assim optar-se por uma logística e manutenção comum aos dois ramos. Quanto aos NH 90 já estavam previstos e deverão chegar em 2008. É claro que a compra dos helicópteros ligeiros será mais uma vez objecto de concurso e vamos ver qual será o aparelho seleccionado?

Novidades

Este blogue vai começar a contar com a participação do Ailton José de Oliveira Júnior, um colega brasileiro que em breve se apresentará.

terça-feira, maio 23, 2006

Colisão (actualizado)

Um F-16 turco e um F-16 grego chocaram no mar Egeu. Um encontro que terminou mal. Ver aqui a notícia. 2 F-16C Bloco 50 turcos da Esq. 192, estavam escoltando um RF-4E para Creta quando foram interceptados por 2 F-16C Bloco 52 provenientes justamente de Creta. A colisão ocorreu a 8 mil metros de altitude, 15 milhas a sudeste da ilha Karpathos, e o piloto grego perdeu a vida enquanto que o turco conseguiu ejectar-se em segurança sendo recuperado depois. Parece que o F-16 turco estava acima e à frente do avião grego, quando perdeu altitude de forma repentina e bateu com o seu lado inferior no topo do avião grego. Pensa-se que o piloto grego morreu durante o impacto.

segunda-feira, maio 22, 2006

Cavaleiros do Céu

O site do filme que em breve vai estar disponível em DVD no mercado português.

1ª Guerra

Um livro sobre a 1ª Guerra Aérea na história.

LPM

Parece que o ramo mais afectado pela nova Lei de Programação Militar (LPM) vai ser a força aérea, onde se fala de vários cortes. Vamos ver o que aí vem?

sexta-feira, maio 19, 2006

Tufão

Embora esteja em alemão esta página é um verdadeiro manancial de informação sobre o Tufão. Vale a pena percorrer as várias secções. Gostei particularmente do cockpit do piloto. O painel frontal é uma pequena maravilha de tecnologia.

quinta-feira, maio 18, 2006

Aviação em Bragança

No próximo fim-de-semana em Bragança realiza-se um evento aéreo cujo programa pode ser visto aqui.

Mirage 2000

Para quem gosta do Mirage 2000C aqui vai um link muito interessante que dá acesso ao manual do avião ainda na versão com radar RDM.

É de facto um must arranjar assim o manual de um avião. Mas é pena que ainda não tenha sido publicado um livro que faça uma boa análise deste aparelho. O melhor ainda continua a ser a meu ver "Les Mirage 2000 de Jean-Paul Philippe (1991)", que podem comprar na Amazon por bom preço e novo.

F-16

Há 1 mês atrás, a Lockheed Martin chegou à marca dos 4300 F-16s produzidos até hoje. Tratou-se de um F-16C Bloco 50 destinado à Força Aérea de Omã. É um recorde histórico num caça moderno. E o avião vai continuar em produção pelo menos até 2009/2010, isto caso não apareçam novas encomendas. Actualmente está em operação em 24 países do mundo. Mas é improvável que este sucesso do F-16 se volte a repetir no futuro com outro tipo de aparelho americano. Num mercado onde não faltam propostas russas, europeias e chinesas será muito difícil que um caça consiga novamente passar a barreira dos 4 mil aparelhos produzidos. Mas este sucesso não se deve apenas à falta de concorrência à altura no passado. O F-16 é realmente um avião bem concebido e com todos os ingredientes para ter sucesso. É certo que está no fim da sua linha evolutiva como caça e não vejo que chegue algum dia a ser produzido o Bloco 70 proposto à Índia. Mas mesmo que termine a sua linha evolutiva no Bloco 60 é de facto um avião incrível e ainda com uma longa vida à sua frente.

quarta-feira, maio 17, 2006

Novidades

Um novo blogue sobre aviação militar lançado pelo António Luis. Junta-se assim a este. O nome está muito bem conseguido. Espero que o autor tenha sucesso. Sei por experiência própria que não é fácil ter um blogue sobre um tema tão particular como este.

Também este espaço terá novos colaboradores em breve. Ou seja, vai deixar de ser um blogue pessoal para passar a ser um blogue colectivo. Penso que ficará mais rico e diversificado e espero que mais visitado. Espero também mudar de visual, mas ainda não encontrei um template que seja adequado.

terça-feira, maio 16, 2006

Meteor

Primeiro disparo de um Meteor por um Grippen sueco.

Guerreiros do Céu

É uma colecção de 23 DVDs em francês que abordam não só aviões de combate como também a 1ª Guerra Mundial ou os 100 anos da aviação. Recentemente saiu este sobre o Jaguar que esteve 32 anos ao serviço do l’Armée de l’Air. É um filme baseado já numa outra produção de Alexandre Paringaux sobre o Jaguar francês (L’Adieu aux Armes).

segunda-feira, maio 15, 2006

Mirage III

O número de Abril da revista Air Fan traz na capa a despedida dos Mirages III da FAB e nas páginas interiores um artigo sobre o adeus a este velho delta.

Kfir

O último número da Fana traz a 1ª parte de um artigo sobre os primeiros tempos do Kfir em Israel. A capa está muito bonita.


sexta-feira, maio 12, 2006

B-1B

A história do B-1 desde a concepção até às missões mais recentes no Iraque.

quinta-feira, maio 11, 2006

África do Sul

Um amigo mandou-me este link sobre a guerra que a África do Sul manteve no sul de Angola durante muitos anos.

quarta-feira, maio 10, 2006

F-16 no Iraque

Um livro dedicado às operações do F-16 durante a 2ª Guerra do Golfo. O livro aborda as missões dos vários esquadrões envolvidos e possui relatos na 1ª pessoa dos pilotos.

terça-feira, maio 09, 2006

I Guerra Mundial

Continuando na senda dos livros sobre as grandes batalhas cá vai mais uma sugestão.

segunda-feira, maio 08, 2006

Mirage F.1

Um sítio muito interessante onde é possível comprar o manual do radar Cyrano IV do Mirage F.1 sul-africano ou outras coisas sobre este avião e o Cheetah.

As guerras da Jugoslávia

Um livro que nos mostra em pormenor as forças armadas dos vários protagonistas da guerra dos Balcãs.

sábado, maio 06, 2006

A ver

O J. Macdonald, em Grandes Batalhas da II Guerra Mundial (Verbo, 1989). Um dos melhores livros que vi até hoje em português sobre esta guerra. Bem ilustrado e com essencial sobre as grandes batalhas. Já não é fácil de arranjar a não ser em alfarrabistas, dado que na edição original se encontra esgotado e não há perspectivas de reedição. Mas para os mais interessados é possível comprá-lo na Amazon por um preço muito barato. Falarei nos próximos dias de outros livros da mesma colecção.

quinta-feira, maio 04, 2006

Su-27 para o México II

Tudo indica que serão aparelhos em 2ª mão. Mesmo assim, serão uma mais valia na defesa do México, embora o número reduzido de aparelhos implique sérias limitações de operação e disponiblidade.

quarta-feira, maio 03, 2006

A ver

A Revista Militar disponível on-line.

terça-feira, maio 02, 2006

Berlim

É curioso como vou encontrando ali e acolá vários livros sobre a II Guerra Mundial. Parece que há um interesse crescente sobre o tema. A Bertrand lançou agora “A Queda de Berlim” de Antony Beevor, um livro que relata os últimos meses de Berlim e o fim do regime nazi. Foram tempos tenebrosos como toda a guerra em si. É um livro denso onde é possível perceber o que foram os últimos tempos do Reich. Custa 30 euros.